Tipos de Backup para empresas e a importância do Teste de Restore.
Toda empresa precisa ter uma atenção especial com seus dados. Criar cópias de arquivos e banco de dados deve compor a rotina de segurança de empresas dos mais diversos portes.
Afinal, a não recuperação desses dados pode causar perdas irreparáveis para qualquer empresa. Nesse contexto, gestores já estão habituados em buscar soluções em Backups para garantir a recuperação de registros e arquivos quando houver alguma falha, invasão ou acidente. Com o avanço do acesso à internet fibra e a computação em nuvem, novas opções de backup surgiram. No universo corporativo, essas tecnologias permitiram backups de fácil implementação e com custos reduzidos de manutenção.
Confira os principais tipos e veja qual a solução mais adequada para o seu negócio.
Tipos de backup para empresas
Como mencionamos anteriormente, a principal função de um backup é realizar a cópia de dados para realizar a restauração quando necessário. É importante destacar que o backup deve ser feito em uma unidade externa, de preferência fora do imóvel onde a empresa se encontra. A principais alternativas no mercado hoje são:
- HD externo;
- Fitas magnéticas;
- Servidores locais;
- Backup em nuvem.
HD Externo – A vantagem desse tipo de backup é a portabilidade. Por se tratar de um equipamento menor, seu transporte é muito prático. Porém, peca na fragilidade, tornando-o mais suscetível a danos por queda, e extravios (já que é facilmente escondido em uma bolsa).
Fitas Magnéticas – A opção mais econômica e antiga do mercado é o armazenamento local através de fitas. Seus custos por GB são baixos e as razões são duas: a velocidade de transferência de
dados é baixa e o acesso aos registros é feito sequencialmente, o que impede a restauração apenas de parte de um backup.
Servidores Locais – Utilizado em larga escala no mundo corporativo, o backup automatizado em servidores locais é mais comum em grandes empresas. Esse tipo de backup oferece mais segurança e privacidade (se comparado à nuvem) e permite grande escalabilidade, uma vez que suporta uma quantidade muito maior de arquivos e dados. Em contrapartida, os altos custos de implementação desses servidores podem impedir a aplicação em pequenas e médias empresas.
Backup em Nuvem – Nos últimos anos, o backup em nuvem vem sendo aplicado em larga escala por conta de seu baixo custo em relação ao que oferece em escalabilidade e segurança. Esse tipo de backup permite armazenamento criptografado e espaço indeterminado para aumentar o armazenamento. Basta uma conexão rápida e estável de internet para a empresa acessar o backup de qualquer lugar do mundo, o que facilita muito a criação de uma rotina de backups de segurança.
Importância de realizar o Teste de Restore
Após descrever os 4 principais tipos de backup, precisamos citar um fator muito importante que muitas empresas ainda não colocam na prática. Fazer backup não é suficiente. É fundamental criar uma rotina de testes de restore e simulação de dados. O motivo? É comum concluir o backup sem problemas, mas aparecer uma série de imprevistos no momento de restaurar os dados. Para prevenir este tipo de problema, o ideal é criar um planejamento de backup/restore seguindo as exigências de disponibilidade (quanto tempo o banco de dados precisa estar online), período máximo que a empresa suporta até a restauração do backup (em caso de falha) e se a empresa possui profissional interno ou serviço terceirizado para realizar essa tarefa. Essas questões são importantes para manter o monitoramento de seus backups. Por isso reforçamos a importância de realizar testes de restore: dessa forma sua empresa consegue detectar erros (leves e graves) e executar a operação com uma meta de falha zero.
Qual a melhor solução em Backup para empresas
A melhor solução para o backup da sua empresa é ter em mente que os backups internos e externos não são concorrentes, e sim complementares. Possuir uma cópia local do seu backup é a forma mais eficiente de efetuar um restore emergencial, ao passo que possuir um backup externo, como em nuvem por exemplo, é garantir a segurança plena de seus dados.
Dessa forma, sua empresa terá um sistema eficiente e ileso de acidentes ao mesmo tempo em que terá agilidade na recuperação em regime de urgência.
Backup – Responsabilidade do cliente É de extrema importância que uma solução de backup de dados seja implementada por vossa equipe de TI, para resguardar a operação do Clube sem risco de perda de dados em caso de algum problema físico ou lógico no servidor de banco de dados.
A responsabilidade do backup de dados é do cliente, conforme falamos e está no contrato. Disponibilizamos um aplicativo, para pequenos clientes, para pelo menos permitir a cópia dos arquivos para uma outra pasta, de preferência em outro servidor. Este processo atualmente está agendado para executar diariamente às 03h00 da manhã.
Tal atividade não pode ser considerada como solução de backup definitiva, pois caso haja algum problema com os dados no fim do dia, toda operação desde a última cópia se perderá.
Uma solução de backup efetiva precisa ter conceitos de segurança, que em sua premissa, preza que os dados sejam copiados para outro lugar seguro, e principalmente permita restaurar os dados com a mínima perda das informações. Além de considerar retenções de armazenamento de dados diferenciadas.
Sobre este aplicativo de backup que a Tríade ‘fornece’, segue informações de funcionamento, e de como está configurado no ambiente do clube:
A recomendação da Tríade, é que seja feito o backup dos dados pelo próprio SQL. Seja através de um dump em alguns momentos do dia, ou mesmo habilitando uma réplica online, assegurando assim que os dados estejam salvos em tempo real em outro local físico (um servidor de backup, pronto para uso imediato em caso de problemas com servidor produção).