Funcionalidades Pix: o que ainda está por vir

O sucesso do Pix está só no começo! Conheça o que ainda está programado para ser lançado no Brasil.

pastedGraphic.png

Desde o lançamento do Pix, em novembro de 2020, o Banco Central possui uma Agenda Evolutiva que especifica os próximos passos da evolução do Sistema de Pagamentos Instantâneos. Essa iniciativa tem como objetivo prever as melhorias necessárias para o meio de pagamento, bem como o desenvolvimento de novas funcionalidades, tudo isso para tornar o Pix cada vez mais completo e dar maior acesso a serviços e produtos financeiros à população.

Confira o cronograma das novas funcionalidades previstas:

Débito automático no Pix

Segundo o próprio Banco Central, essa funcionalidade “visa facilitar pagamentos recorrentes por meio do Pix”. O débito automático no Pix permitirá esse tipo de pagamento nos mais variados contextos, como por exemplo, em mensalidade de escolas, faculdades, assinaturas de plataformas de streaming, entre  outros.

É a recorrência de cartão de crédito, diretamente no PIX!

QR Code gerado pelo pagador

Esse novo tipo de QR Code, denominado QR Pagador, possibilitará o uso do Pix pelos pagadores sem a necessidade de terem uma conexão com a internet para acessarem suas contas, permitindo assim a efetuação de pagamentos e transferências de forma offline.

Os pagadores poderão gerar um QR Code e apresentá-lo no momento da compra para que a transação seja realizada. Esta funcionalidade irá atingir uma parcela ainda maior da população, que por questões estruturais, não têm acesso a internet ou acesso a serviços financeiros.

Pix Garantido

O Pix Garantido será uma funcionalidade que terá uma proposta semelhante à do cartão de crédito. Com essa novidade, será possível realizar compras à vista ou parceladas que serão garantidas pela instituição da conta do usuário, ou seja, o cliente poderá realizar essas transações mesmo sem saldo na conta. Além disso, essas transações poderão ser realizadas sem a necessidade de um cartão físico.

Pix Internacional

Além das transações realizadas em território nacional, essa funcionalidade permitirá a realização de transações pelo Pix para outros países no mesmo modelo ágil e ininterrupto existente atualmente.

O sucesso do Pix está só no começo!

Além dessas atualizações previstas, o Banco Central citou outras novidades em sua Agenda, tais como “Ferramenta para consulta de transações liquidadas no SPI, Plataforma Centralizada (Cobrança Centralizada de Pix Cobrança Contratos Inteligentes; Duplicata no Pix), API de Pagamentos, Novas formas de iniciação do Pix (NFC; Bluetooth; RFID; Reconhecimento facial) e regras para split de pagamentos.”

Todas essas funcionalidades ainda não possuem uma data fechada de lançamento, mas já estão sendo desenvolvidas e testadas.

Em breve, realizaremos uma LIVE com todas as novidades já disponíveis e as que estão por vir.

Quer saber como o Pix pode transformar o seu negócio? Entre em contato conosco.